Comportamento humano e o ambiente corporativo
Publicado em 18 de March de 2010
Venho percebendo por todas as empresas por onde passei que algumas pessoas apresentam um comportamento não muito “ideal” no que tange a divisão de tarefas mais desafiadoras e as mais triviais. Ainda não pude concluir o motivo desse tipo de comportamento, mas espero encontrar mais respostas aqui neste espaço.
Todo tipo de trabalho é dividido entre atividades triviais e desafiadoras. Nós tendemos a rejeitar as triviais por acharmos que podemos contribuir mais para a empresa em que trabalhamos. Entretanto, quando se trabalha em equipe, é preciso entender que as outras pessoas que compartilhamos a maior parte do dia também tem o mesmo desejo: contribuir mais para a empresa. Portanto eu penso que, uma das características da maturidade profissional é ter discernimento sobre essa divisão de atividades: um dia você encara um desafio maior, outro dia você permite que seu colega encare.
Fazendo isso, é possível que os próprios colegas de trabalho consigam manter sua equipe motivada, sem a intervenção de um gerente. Falando por mim, acredito que todas as pessoas da minha equipe (que desenvolve software web) tem muito tesão no que faz e ficaria feliz em poder sempre enfrentar desafios maiores, e não ficar no marasmo da mesmice. Todos aqui brigam por isso e é muito satisfatório ver esse comportamento.
Por outro lado, já ouvi de ex-gerentes que deveríamos encarar, mesmo as tarefas triviais, como desafiadoras. Esse argumento, no fundo, tem um sabor psicológico da relação empresa x empregador: se recebe dinheiro por isso, deve fazer e pronto. Entretanto, penso que a grande maioria das pessoas que trabalham comigo não estão aqui apenas por dinheiro: elas querem se sentir desafiadas, motivadas e valorizadas.
Agora, voltando a questão do comportamento humano citado anteriormente, podemos concluir que se trata de falta de maturidade profissional (falta de percepção) ou egoísmo mesmo (uma falha de caráter) ?
Leia também
Este artigo foi arquivado como Gestão e classificado como Comportamento Humano, Maturidade Profissional, Processos.
5 comentários em "Comportamento humano e o ambiente corporativo"
Renata comentou em 18 de March de 2010 às 11:52 am
Como hoje eu sou uma “equipe de um”, responsável por todo um setor, não sofro atualmente com esse tipo de problema. Mas já trabalhei em empresas onde isso ocorria e no meu caso, sempre percebi que essa atitude evidenciava egocentrismo mesmo e não ingenuidade.
Victor comentou em 18 de March de 2010 às 11:57 am
Legal o post. Muito forte afirmar que seja falta de carater… Sinto que as pessoas temem perder seu espaço se não fizerem apenas as tarefas mais desafiadoras. É um misto de egoísmo e falta de maturidade. O segundo levando ao primeiro.
Giusti comentou em 18 de March de 2010 às 12:18 pm
Não acho que seja uma questão de apenas de se definir como falta de maturidade ou egoísmo, isso torna a discussão sem profundidade. Pode ser baixa autoestima e a pessoa precisa daquele desafio para se sentir bem de novo, pode ser um fator do ambiente.
Mas, com certeza, experiência ajuda um profissional na hora de encarar as tarefas mais enfadonhas, assim como as mais desafiadoras.
Vítor comentou em 18 de March de 2010 às 2:48 pm
As pessoas são egoístas, por natureza. Se existe a possibilidade de deixar o “trabalho trivial” para outra pessoa, elas o farão. Não adianta…
A grande questão é que, dentro de uma equipe razoavelmente nivelada, é possível sim ocorrer um equilíbrio entre tais atividades (triviais e desafiadoras). É claro que para que isso ocorra é preciso que existe um mínimo de maturidade profissional.
No fim das contas, team work é justamente um sinal de maturidade profissional. Ou seja, se existe um desequilíbrio dentro da equipe é sinal de que alguns membros não são tão maduros assim…
Resumindo:
(1) Todas as pessoas são egoístas, algumas menos, outras mais;
(2) Existem diferentes níveis de maturidade profissional;
(3) Não se constroem equipes de trabalho sem profissionais razoavelmente maduros, de modo que o egoísmo natural do ser-humano não se sobresaia;
(4) Isto porque, uma equipe é um jogo de soma positiva, todos saem ganhando quando cedem um pouco do seu egoísmo.
Sds,
VW
Rodrigo Machado comentou em 18 de March de 2010 às 6:37 pm
Um membro da equipe sempre procurar as tarefas mais desafiadoras não deve ser encarado simplesmente como egoísmo. Acho que os motivos variam de pessoa para pessoa, mas creio que na maioria dos casos é uma mistura de falta de maturidade com a empolgação natural desse tipo de profissional, que gosta do que faz.
Por outro lado, isso também pode refletir uma certa “hierarquia” em determinadas equipes: um membro mais experiente é incumbido das tarefas mais desafiadoras e complexas, enquanto os outros, menos experientes, aceitam as tarefas “menores”, teoricamente mais “fáceis”.
Acho que a única forma de atenuar esse problema é quando toda a equipe tem a consciência de que ele ocorre e procura ao máximo dividir as tarefas de forma “justa”, o que nem sempre é fácil